Preencha o formulário com a máxima informação possível, para o(a) podermos ajudar.


Selecione Serviço:


Loja Mister PC Preferencial:

* Campos preenchimento obrigatório.

AJUDA? CONTACTE-NOS. Diagnósticos gratuitos!

Andar de Metro, BUS e Comboio no Porto só com o telemóvel

“Oh pá… perdi o meu Andante…”

É uma frase que, em breve, perderá o sentido para os utilizadores frequentes dos transportes colectivos da área metropolitana do Porto.

A partir de Abril, o sistema único que liga o Metro do Porto, a rede urbana da CP e os autocarros, poderá ser substituído pelo seu telemóvel. A nova aplicação – Anda – irá permitir circular naqueles transportes públicos, sem recurso ao famoso cartão Andante. O Porto será a primeira cidade portuguesa a desmaterializar a sua bilhética.

O Anda funcionará no metro, nos comboios e nos autocarros não só da STCP mas também dos operadores privados. O modo de funcionamento é semelhante ao do Andante, bastando encostar o smartphone ao validador. Numa fase inicial, o Anda estará disponível apenas na Google Play Store, para dispositivos com sistema operativo Android (versão 5.0 ou superior).

A comunicação entre o telemóvel e os validadores será feita através de NFC e de Bluetooth Low Energy (BLE). Em comunicado, é referido que o investimento global associado à concepção, desenvolvimento e instalação do Anda é de aproximadamente 2 milhões de euros, totalmente suportado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente.

O Anda terá também um sistema que ajudará os clientes a optimizar os seus custos, levando-os a pagar menos: vai analisar o registo de viagens efectuadas durante os últimos 30 dias e apresentar a solução tarifária mais económica e vantajosa para o cliente.

O pagamento das viagens passa a realizar-se após as mesmas, através de uma conta de utilizador, prevendo-se a integração do serviço com sistemas de pagamento acessíveis, como o MB Way. O Anda regista todas as viagens realizadas – podendo o utilizador consultar o histórico de utilização e respectivos custos.

O Anda é uma iniciativa da Transportes Intermodais do Porto (TIP), que gere todo o sistema Andante, em colaboração com os operadores de transportes e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.